Ficha de leitura
Dados biográficos
Victoria Lynn Hayden, mais conhecida por Torey Hayden, nasceu em 1951 em Livingston, Montana, nos Estados Unidos da América. Torey dedicou grande parte da sua vida à escrita e ensino especial. Os seus livros são baseados nas crianças e adultos que foi conhecendo ao longo do seu percurso profissional, são bestsellers traduzidos para cerca de 30 línguas.
Os assuntos abordados nos seus livros são relativos ao autismo, síndrome de Tourette, abuso sexual, entre outros.
Hayden formou-se em 1969. Frequentou Whitman College em Walla Walla, Washington. Torey mudou-se para a Universidade de Minnesota em Minneapolis para fazer um doutoramento em psicologia educacional. Enquanto aqui estava, também trabalhou com o Departamento de Psiquiatria Infantil e Adolescentes nos hospitais universitários.
Atualmente, Torey vive no País de Gales onde tem trabalhado principalmente em instituições de caridade associadas a negligência infantil e abuso.
Principais obras * A criança que não queria falar (2007); * Menino de Murphy (1983); * Criança do Tigre (1995); * Vozes Silenciosas (2011).
Críticas à obra e à escritora
D. Inês, 11ºD
“É um livro que desperta sentimentos como a desilusão, o medo, a violência e a frustração, mas também realça a importância da amizade e da confiança e de como estes laços mudam a vida de um ser.”
Boston Globe
«Torey Hayden merece todo o nosso respeito. A sua obra não é apenas importante. É incrível. O mundo precisa de mais pessoas como Torey Hayden.»
Washington Post Book World
«Uma contadora de histórias exímia... Torey Hayden escreve com grande realismo sobre as frustrações e os desafios que se colocam a quem trabalha com crianças problemáticas.»
Obra lida
Sinopse
A história fala-nos de um caso verídico e emocionante, de uma menina de seis anos, Sheila, que aparece gravemente perturbada na aula de Torey, a professora de ensino especial.
Sheila revela-se uma criança