Ficha de Leitura
Apresentação do livro para a disciplina de Português
Nome do livro: “Souad – Queimada Viva”
Autora: Souad, nome falso, pseudónimo (vou explicar mais a frente porque optou por este nome)
Editora: ASA
Data da edição: Dezembro de 2005
Escolha do livro
Eu escolhi este livro por ser uma história completamente verídica e porque estas me cativam bastante.
Também por querer divulgar como em pleno século XXI ainda existem mulheres vítimas de torturas e agressões. Só porque tiveram a infelicidade de ter nascido mulheres.
Sobre o autor
Este livro retrata factos reais e foi escrito pela própria Souad. Ela optou por escolher um nome falso para não ser encontrada pela família pois esta ainda hoje pensa que ela está morta.
Não existem mais obras da mesma autora pois isto é um documentário da vida de Souad, uma autobiografia.
Em todo o livro ela não revela uma única característica do seu aspecto físico.
Curiosidades sobre a Cisjordânia
Cisjordânia é um território sob a ocupação de Israel, situado na margem ocidental do Rio Jordão. Neste país nascer mulher é um “inferno”, pois são maltratadas e usadas como escravas. Na Cisjordânia as raparigas são comprometidas a um homem desde pequenas. Se aos catorze anos não estiverem comprometidas já são vistas com um pouco de desprezo.
As filhas mais novas só podem casar quando as irmãs mais velhas já estiverem casadas.
Desde pequenas começam logo a ser agredidas e só podem sair de casa acompanhadas pelo pai, pela mãe ou pela irmã mais velha.
Quando casam já têm um pouco de liberdade mas mesmo essa liberdade comparada com a que temos não é nada. Nascer rapaz sim é um luxo, fazem uma grande festa quando algum nasce
Resume do livro Souad nasceu na Cisjordânia, tinha os seus dezasseis anos e como ela própria diz ainda não conhecia quase nada da cidade onde vivia. Desde pequena que era maltratada pelo pai por isso teve uma infância muito difícil. Souad tinha 4 irmãs, era a