Dahora
A Inglaterra saiu na frente no processo da revolução industrial do século XVIII por diversos fatores, possuir grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, a principal fonte de energia que movimentava as máquinas e as locomotivas, que na época eram a vapor. Alem dessa grande fonte de energia, os Ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria prima usada naquele século.
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nas máquinas e nos transportes, as maquinas á vapor, principalmente os teares, revolucionaram os métodos e diminuiu o valor das mercadorias por não precisar mais de muitas pessoas para o processo ficasse mais rápido, assim abaixando o valor de mão de obra, pois o homem dependia apenas de uma máquina para fazê-lo rapidamente. Com a invenção dessas máquinas revolucionarias o trabalhador não tinha mais ciência do valor da mercadoria que por ele era exercida e acabou sendo pago apenas pela parte do processo que participava.Sendo assim foram se criando as classes burguesas que começaram a controlar os meios de produção, as compras de máquinas e a disponibilidade de terras que representam o controle da burguesia industrial, e essa transformação crucial para o lucro dos burgueses , fez com que fossem formados as trade unions (famosos Sindicatos), que foram criado em motivo de melhorias das condições de trabalho.
A revolução industrial tornou os métodos de produção mais eficientes, rápidos e baratos, porem por outro lado aumentou o