as novas regras ortograficas
Em 1990 foi assinado um acordo ortográfico da língua portuguesa para unificar as grafias existentes nos oito países de língua Portuguesa sendo eles: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. Dessa forma dando mais visibilidade ao idioma que é o sétimo mais fala no mundo, usado por 230 milhões de pessoas. Porém o Brasil é o primeiro país da comunidade de países de Língua Portuguesa (CPLP) a adotar as novas regras.
Apenas 0,5% das palavras da língua Portuguesa no Brasil, foram alteradas, as novas regras ortográficas serão percebidas de imediato quando começarem a serem adotadas.
Além de mudanças nas regras de acentuação, a nova ortografia extingue o uso do trema, padroniza a utilização do hífen e incorporam as letras W, Y e K ao alfabeto. As principais mudanças são:
Alteram no alfabeto três letras (K, Y e W)
Antes Depois
23 26
Letras maiúsculas e minúsculas
Se observarmos no formulário Ortográfico brasileiro houve uma simplificação no uso obrigatório das letras maiúsculas.
Elas ficaram restritas a nomes próprios de pessoas reais ou fictícias (Branca de neve, João e Maria, Dom Quixote), lugares (Campo Grande, Rio de janeiro), instituições (Instituto Nacional da Segurança Social, Ministério da Educação), serem mitológicos (Netuno, Zeus), nomes de festas (Natal, Páscoa, Ramadão), na designação dos pontos cardeais quando se referem a grandes regiões (Nordeste, Oriente), nas siglas (FAO, ONU), símbolos ou