Ficha de Leitura de Sociologia
COSTA, António Firmino da (2001), Sociologia, Lisboa, Difusão Cultural (3ª edição), pp. 13-28.
2. Problemática
Não está errado dizer que a sociologia estuda a sociedade, que analisa os fenómenos sociais tão pouco é errado dizer que a sociologia é uma ciência que investiga a realidade social segundo procedimentos científicos. Ambas as definições estão correctas, no entanto a primeira incide sobre o objecto de estudo e a segunda sobre o método. Como ciência social, a sociologia é influenciada por outras ciências nomeadamente a psicologia, demografia, ciências políticas, antropologia, entre outras. Todas estas ciências complementam-se e enriquecem-se. No entanto qualquer destas ciências só se aprende praticando-a. O que é a sociologia? É o que fazem os sociólogos!
3. Conceitos
a) Sociólogo
b) Familiaridade social
c) Relações sociais
d) Interdependências
e) Processos sociais
f) Realidade
g) Observação
h) Reflexividade
4. Proposições
Só à pouco tempo a sociologia ganhou importância, visto que antes o ensino dos conhecimentos oferecidos por esta ciência social sobre o relacionamento humano e sobre as formas de organização social era uma ameaça pelo poder autoritário estabelecido.
O problema da sociologia não está em explicar em que consiste mas na frequência em que esta pergunta surge. Não questionamos tão frequentemente o que é a medicina, matemática ou economia mesmo que pouco ou nada saibamos acerca destes. Trata-se, segundo o autor, de familiaridade social, isto é, essas ciências sempre estiveram presentes na paisagem social, no nosso dia-a-dia.
A sociologia orienta-se particularmente para a reflexividade e para a observação para recolha de informação sobre o que é produzido pelo homem na sociedade. Desta maneira a sociologia ajuda-nos a reformular questões acerca de determinado elemento da realidade social. Isso só é possível se ao analisar uma questão encarando-a como um facto social.
A sociologia analisa