Ficha De Higiene Pecuaria
A veterinária é a medicina aplicada aos animais, principalmente as espécies domésticas, com a finalidade de preservar a saúde dos mesmos bem como do Homem e obter maiores rendimentos das explorações pecuárias. Tem uma importância económica e social.
Económica – Por lutar por atingir melhores rendimentos;
Social – Porque preserva a saúde dos animais e do Homem.
Meios utilizados
Terapêutica – Métodos utilizados para o combate de doenças e preservar a saúde do organismo;
Cirurgia – é a terapêutica aplicada com emprego de métodos operativos;
Farmacologia – é o estudo dos medicamentos;
Profilaxia – São os métodos utilizados para prevenir doenças.
Aplicação de Injecções
Injecção – é a introdução de líquidos medicamentosos sobre a pele, veias e/ou músculos dos organismos. Este método de aplicação de medicamentos é mais vantajoso do que a aplicação oral pois a acção do medicamento é mais rápida na injecção do que na aplicação oral e as substancias não são transformadas pelos sucos digestivos antes de se incorporar no organismo através das vias digestivas. A aplicação de injecções pode ser por diferentes vias nomeadamente: Subcutânea (sub a pele), Intramuscular (dentro do musculo), Intradérmica (na pele), Endovenosa (nas veias) e intracardiaca.
Aplicação subcutânea – é aplicada para que o liquido se deposite debaixo da pele. A aplicação é mais fácil onde a pele forma pregas. Nos bovinos, na região atrás da paleta (espádua, escapula) ou no pescoço. Nos suínos, atrás da orelha ou na parte interna da perna. Nos ovinos, nas partes inferiores e superior da perna.
No momento da aplicação da injecção faz-se uma prega com os dedos polegar e indicador da mão esquerda, injecta-se lentamente e vai-se tirando a agulha para que o liquido seja distribuído ao longo da retirada da agulha. Após a retirada da agulha faz-se uma ligeira pressão com os dedos no local de aplicação e faz-se, de seguida, uma massagem com algodão embebido em álcool. Usam-se agulhas de 1,25