Biofisica
ESTUDO DE EXAMES E APARELHOS ULTRASSONOGRÁFICOS SENDO
APLICADOS NO DIAGNÓSTICO ATRAVÉS DAS VIAS URINÁRIAS
Amanda Pinto Alves1, Jorge Gomes Borges1, Michael Angelo da Rocha1, Vinícius Teófilo1, André
Meneses-2
1. Alunos de Graduação do Curso de Biomedicina da UCB
2. Professor de Biofísica Aplicada à Biomedicina da UCB
RESUMO
O presente estudo destinou-se a gerar uma análise sobre o método diagnóstico ultrassonográfico, que consiste no aproveitamento do eco produzido pelo som para visualizar em tempo real os reflexos provindos das estruturas e órgãos do organismo.
Na realização de diagnósticos de patologias associadas às vias urinárias e, através do mesmo, gerar um modelo comparativo quanto ao custo/benefício por meio de uma pesquisa realizada em dez laboratórios que compreendem o setor de imagem e a descrição dos principais aparelhos empregados na metodologia.
Palavras-chave: Ultrassonografia;
Patologia; Vias Urinárias; Custo/benefício.
INTRODUÇÃO
A pesquisa objetivou-se no intuito de gerar uma análise sobre o método ultrassonográfico empregado no diagnóstico de patologias associadas ao acometimento das vias urinárias, tendo como exemplo a ureterolitíase, tumor de bexiga, câncer de rim e de próstata e, através deste, possibilitar uma comparação quanto ao custo/benefício entre os laboratórios utilizados para obtenção de dados e a relação dos principais aparelhos empregados na realização da ultrassonografia.
A "Teoria do Som" foi publicada pela primeira vez em 1877 por um cientista inglês chamado Lorde
Rayleigh.
A utilização dos ultrassons em medicina foi feita primeiramente no âmbito terapêutico, tendo sido empregado empiricamente em várias áreas, desde o tratamento de artrite reumatoide até tentativas de remissão da Doença de Parkinson em neurocirurgia. Em 1940, chegou a ser considerado uma verdadeira panaceia, mas como sua utilização não se fundamentava em comprovações científicas, o método