Cancer De TIRE IDE
Nome: Natália dos Santos
Ramos
RA: 2801307114
Jonathan William Ederli
RA: 2801205656
Introdução
• Tumor Maligno encontrado nas células da tireóide, Glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço, que, em geral, possui uma evolução lenta.
• Quando detectado precocemente , há grande probabilidade de cura • As chances de sucesso no tratamento aumentam quando o tumor é diagnosticado na forma carcinoma papilífero, tipo mais comum da doença.
• Existem ainda outras três classificações para os nódulo malignos da tireóide
•
Carcinom a folicular
Medular
Anaplástic o Sinais e Sintomas do Câncer de tireoide Nódulo, Caroço ou inchaço no pescoço, as vezes crescendo rapidamente. Dor na parte anterior do pescoço, ás vezes, atingindo a região dos ouvidos.
Rouquidão outras alterações na voz que não desaparecem.
Dificuldades para engolir.
Problemas respiratórios.
Tosse persistente.
Fatores de risco para o Câncer da tireóide Os Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver Câncer de Tireóide
Dieta pobre em Iodo
Exposição a Radiação Ionizante
Câncer medular de tireóide
Outros Câncer de tireóide
Diagnostico do Câncer de
Tireóide
Na maioria dos casos, a doença é detectada por meio de exames de rotina ou da percepção, por parte do paciente, da existência do caroço sobre a pele do pescoço.
A avaliação do nódulo é feito por exames de analises clinicas que dosam o nível dos hormônios tireoidianos Tri-iodotironina,
Tiroxina, e calcitonina
Exames de imagem como a radiografia, tomografia, ressonância, cintilografia e ultrassonografia . Alguns exames permitem determinar quais o tratamento mais eficazes.
No entanto a biopsia é a única maneira de fazer um diagnostico definitivo sobre o tratamento do câncer
Estadiamento do Câncer de tireóide O estadiamento é realizado pelo sistema TNM, que utiliza três critérios para avalia o estagio da doença
T (Tumor) - Indica o tamanho do tumor primário e se disseminou para