Conceito E Vantagens De TI
A governança corporativa é um conjunto de princípios ou mecanismos que norteiam o processo decisório em uma organização a fim de que a mesma torne-se sustentável economicamente e confiável para seus stakeholders (acionistas, investidores, executivos) e se minimizem os “problemas de agência”. Assim, “as boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade” (IBGC, 2006:6). Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Assim, pode-se compreender a governança corporativa basicamente como a criação de estruturas internas e externas que garantem que as decisões tomadas no âmbito organizacional sejam tomadas dentro de parâmetros que garantam os interesses dos acionistas / governantes / cidadãos, além de garantir a transparência das transações para as partes envolvidas.
A governança corporativa é definida como o conjunto de relações entre a administração da organização, seu conselho de administração e outras partes envolvidas. Além de propiciar um esboço que esclarece os objetivos das organizações, como conseguir atendê-los e como monitorar seu desempenho.
Dessa forma, a governança corporativa cria mecanismos, estruturas e incentivos que compõem o sistema / modelo de controle de gestão da corporação e direciona o comportamento dos gestores para a execução dos objetivos organizacionais, além de abastecer a alta administração com recursos empresarias que permitam identificar os riscos que são relacionados ao negócio (Martin ET. al., 2004).
Problema de agência – o “problema de agência” que ocorre quando indivíduos chamados de agentes são contratados para representar outros indivíduos chamados de principais, tomando decisões de interesse destes. O problema de agência ocorre quando o agente deixa de tomar a melhor decisão para o principal e passa a agir visando seu próprio interesse.
Vantagens Da Governança de TI
A Governança de TI tem como