Ficha de Análise
Jöns Jacob Berzelius foi um importante químico orgânico, nascido em Estocolmo, na Suécia, em 20 de agosto de 1779.
Foi um dos fundadores da Química moderna e introduziu novos conceitos fundamentais.
Foi médico, professor, farmacêutico e botânico. Era filho de um pastor luterano e diretor de uma escola primária. Quando Berzelius tinha 4 anos, seu pai faleceu. Mais tarde sua mãe casou-se com outro pastor luterano. Após a morte de sua mãe, foi morar com um tio. Teve uma infância e adolescencia muito pobre.
Em 1797 passou num exame para estudar Medicina na Universidade de Uppsala. Por motivos financeiros, interrompeu seus estudos e começou a interessar-se por química. Era seguidor das ideias de Lavoisier e o seu interesse pela química fez com que procurasse Johan Afzelius, que mais tarde foi seu orientador na tese de doutorado.
Como havia pouco conhecimento em química, na época o professor não deixou Berzelius trabalhar no laboratório. Ele então, alugou um quarto com lareira, perto da Universidade e improvisou lá mesmo um laboratório.
Formou-se em Medicina em 1799. Doutorou-se me Medicina em 1802.
Mais tarde, estudou eletroquímica. Berzelius enfrentou alguns problemas financeiros. Associou-se a um rico empresário e estudou a corrente elétrica. Seus trabalhos não foram reconhecidos pela comunidade científica da época.
Em 1806 foi expositor de química na Academia Real de Guerra. Foi professor de medicina e farmácia.
Aos 53 anos, aposentou-se e dedicou-se inteiramente à Química. Iniciou seus estudos de gravimetria e estequiometria.
Com a ajuda do governo, montou um laboratório e contratou um ajudante para as suas pesquisas. Analisou mais de 2 mil compostos, determinou pesos atômicos, descobriu novos elementos como selênio, tório, bário, silício, césio e outros. Seus trabalhos foram publicados em 1812. Estudou a teoria dualística, sobre a afinidade química, organizou os nomes e símbolos de vários elementos químicos.