Ficha da obra Florestan Fernandes
Curso: Pedagogia – I
Disciplina: Sociologia (Nalva)
Discente: Kátia Trindade da Silva Novais
Ficha da obra Florestan Fernandes
Nome: Florestan Fernandes: Vida e obra
Autor: Laurez Cerqueira
Local e data da publicação: São Paulo; dezembro de 2004
Capitulo 1: De ‘’Vicente’’ a Floresta Florestan Fernandes Nasceu em São Paulo, 22 de Julho de 1920
Filho de Maria Fernades, uma senhora de origem portuguesa. Ela deu o nome ao filho de Florestan em homenagem ao um grande amigo alemão. Cujo nome e uma exaltação a um personagem da opera de Beethoven, Fidélio. Trata-se de um drama no qual Leonora luta por seu amor, Florestan, e consegue libertá-lo das masmorras de dom Pizarro.
Quando pequeno ele conviveu com os patrões de sua mãe. Mesmo em meio a descriminação por parte dos patrões de sua mãe, ‘’Vicente’’ ganhava vários livros infantis dos mesmos. O que o ajudou a criar gosto pela leitura.
A falta de recursos, as mudanças constantes, os miseráveis lugares onde morou, o trabalho infantil, tudo isso prejudicou sua formação escolar , impedindo-o de cursar regulamente a escola primaria.
Na escola que ele pode frequentar prevalecia a pedagogia da violência. Os três primeiros anos, ele estudou no Grupo Escolar Maria Jose – Bela Vista. La, se batia com palmatoria, colocavam as crianças para ajoelhar em grãos de milho e orelha de burro. Mas Florestan era uma criança muito inteligente, os professores o utilizavam com auxiliar nas atividades em classe.
Um pouco antes de completar sete anos de idade, Florestan teve que ir as ruas a procura de trabalho, ora engraxava sapatos, encerava casas, ajudava numa fabrica de colchoes, entregava compras de feira em domicilio etc.
O trabalho iniciado precocemente em diversas atividades expandiu sua socialização, marcada pela observação da realidade, pelo desejo de compreendê-la e ir além ate chegar as Ciências Sociais.
Entre todas as atividades exercidas nessa faze de