ficha animal
Filo: Porífera Nome Popular: Poríferos ou Esponjas Nome Científico: Hymeniacidon heliophila
Habitar/Distribuição Geográfica: Aquáticos, elas podem ser encontradas desde os mares polares até os tropicais, onde mais ambudantes.
Respiração: A respiração é aeróbia. O Oxigênio penetra na esponja dissolvida na água. Cada célula efetua com o meio trocas gasosas. O gás carbônico produzido sai para o exterior também dissolvido na água.
Reprodução: A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada.
Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas. Observe o esquema abaixo.
Sexuada. Neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino). Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja.
Curiosidade: Antes da invenção das esponjas sintéticas, as esponjas naturais eram muito usadas pelas pessoas para tomar banho e na limpeza doméstica, para esfregar panelas e copos, por exemplo. A esponja natural é o esqueleto macio de certas espécies de animais do grupo dos poríferos; esses esqueletos são feitos de um emaranhado de delicadas fibras de uma proteína chamada espongina.
Componentes do Grupo: Israel Ferreira dos Santos / Jhonathan Diego da Silva Nascimento.
Ano: 3º Turma: “C”
FICHA ANIMAL