Fibras
Métodos de Pesquisa em Ciência e Tecnologia
MATERIAIS POLÍMERICOS
ROSEMARI VIANA DE OLIVEIRA
Rosemariviana10@gmail.com
RESUMO
Compósito feitos com resinas poliéster, reforçado com fibras de vidro são bastante usados para produção de peças automobilísticas de pequeno e grande porte.
A resina poliéster é polímero termorrigido que junto com a manta fibra de vidro tem boas propriedades mecânicas e térmicas.
Esse termorrígido infelismente são difíces de reciclar ou até mesmo de reaproveitar,por isso é muito preencupante para o meio ambiente.
Um dos processos que usa resina poliéster com vibra de vidro chama-se RTM LIGHT,é um processo simples, que consiste em injetar a resina liquida pré-catalisada,em um molde fechado onde a fibra de vidro seca já foi previamente colocada.
O processo de RTM LIGHT tem diferentes parâmetros como pressão de enjeção e vácuo, qualidade do vácuo de travamento molde e contramolde.
As vantagens que o processo RTM LIHT são:Maior rapidez de processo; menor tempo de cura ;maior extidão das peças; menor custo de matérias-primas; melhor acabamento e maior estabilidade dimensional.
Palavras chaves: Chave: Compósito, fibra de vidro e resina poliéster
INTRODUÇÃO
As resinas de poliéster são uma família de polímeros formados da reação de ácidos orgânicos dicarboxílicos (anidrido maleico ou ftálico) e glicóis,que, quando reagidos,dão origem a moléculas de cadeias longas lineares.(SILVA,2010).
A escolha das resinas poliéster para os diferentes tipos de processos de fabricação de compósitos vaira conforme a formulação (GARAY,2010). As fibras de vidro junto com resinas são utilizadas para fazer peças para área automobilística (GARAY, 2010).
Compósitos de poliéster com manta de fibras de vidro propocionam excelentes propriedades termicas e mêcanicas.No entanto estas propriedades dificultam o desenvolvimento de processos eficientes de reciclagem