Ed. fisica
A prática do boxe demanda pouco gasto por parte do aluno, que deve ter seu próprio equipamento de proteção. Os demais equipamentos são cedidos pela academia. Proteção
BANDAGEM
Também conhecida como atadura ou faixa, a bandagem é essencial para proteger as mãos do boxeador. Ela deve proteger os ossos dos dedos, principalmente os do dedo médio e indicador, que são os únicos dedos utilizados no soco. A bandagem também protege o punho contra torções, que são comuns para alunos iniciantes.
A bandagem não deve estar apertada na mão do boxeador. Ela deve ficar firme, mas sem pressionar os dedos ou o pulso.
PROTETOR BUCAL
O protetor bucal protege os dentes e o interior da boca do boxeador. Ele evita também que o boxeador acabe mordendo sua própria língua acidentalmente. O protetor só é utilizado em sparrings e competições.
LUVAS
As luvas de boxe variam de tamanho e peso. As luvas entre 12 e 16 onças são comuns para fazer sparring enquanto as luvas de 10 e 12 onças são mais vistas em competições. Como a luva de 12 onças se encaixa nas duas modalidades, elas são as mais vistas nas academias de boxe.
Existem também luvas específicas para se usar nos sacos. São as chamadas luvas bate-saco. A principal diferença entre esta luva e uma luva de sparring é que a bate-saco não possui proteção para o dedão e é menor também. As luvas de sparring podem substituir as luvas bate-saco sem problemas.
Luvas de foco aparador:
São ideais para o treino de socos e aperfeiçoar golpes. O treinador é quem dá o comando para os socos. Essa luva serve para absorver o impacto dos socos na mão do treinador.
Corda de pular:
Serve para aperfeiçoar os trabalhos de pé e fortalecer os ombros.
Saco de pancadas (Heavybag)
Este aparelho e de fundamental importância. A maioria dos treinadores que conheço no Brasil e muitos nos EUA não sabem como trabalhar efetivamente com este recurso. Pior do que isso é que com o uso inadequado, muitos