Fibras na dieta
As Fibras alimentares são os polissacaridios vegetais da dieta,como celulose,hemicelulose(hidrolisadas pelo trato gastro intestinal) e pectinas,gomas mucilagens e lignina(não polissacaridio) Não hidrolisados pelo trato gastro intestinal.
Podem ser Solúveis e insolúveis,promovem maior sensação de saciedade por ser um alimento funcional,sua degradação ocorre na maior parte do cólon,onde sofrem as fermentações das bactérias anaérobicas, suas principais funções no organismo,são estimular a mastigação,a secreção de saliva e suco gástrico,promovem regulação do trânsito,intestinal.Atrasando o esvaziamento gástrico,tornando a digestão e absorção mais lenta,ajudam no aumento das fezes,na fermentação de colônias de bactérias no metabolismo glícidico e lipídico,(ác.graxos apenas de cadeia curta)além de ser utilizadas na redução do colesterol.
Classificação
Celulose:Retém água nas fezes, aumenta o volume e peso,favorece o peristaltismo,o trânsito colônico,aumenta o número de evacuações podem ser encontrados em frutas com cascas,farinha de trigo,farelos,sementes.
Pectina:Junto com a hemicelulose forma matriz na parede celular,redução a concentração plásmatica de colesterol,maior solubilidade em água,retardante do esvaziamento gástrico,e aumentam a excreção de ácidos biliares.Hemicelulose, Gomas, Mucilagens tem papéis principais em regulação do trânsito gastro intestinal,somente a Lignina não é carboidrato tem papel de fixação de ácidos biliares é insolúvel,e resistente a bactérias e enzimas.
Sua ingestão recomendada é de 20 a 30 g por dia,para melhor absorção é recomendado a ingestão do alimento cru,em exagero pode provocar biodisponibilidade de nutrientes como o cálcio,zinco,fósforo,ferro e magnésio.
Fibras alimentares em tratamentos.
Pacientes, com problemas no íleo terminal e no intestino grosso,requerem uma dieta com baixo resíduos,há vários tipos de doenças relacionadas a dieta em fibras,pacientes como ileíte,colite ulcerativas lesões no