Fibras de carbono
QUEDA LIVRE - MEDIDA DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
RELATÓRIO REFERENTE À PRÁTICA 2:
QUEDA LIVRE - MEDIDA DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
Determinar o valor da aceleração da gravidade local.
2 INTRODUÇÃO TEÓRICA
Em Física, queda livre é o movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade, cujo módulo é representado por g. Essa aceleração é independente das características do objeto, tais como massa, densidade ou forma. Ela é a mesma para todos os objetos e na superfície da Terra e imediações, vale, aproximadamente, 9,8 m/s2.
O movimento de corpos que caem foi estudado com grande precisão por cientistas dos tempos mais recentes. Na verdade a queda livre é um caso particular do movimento uniformemente variado. Outra consideração importante, é que é necessário se desprezar a resistência do ar, ou seja, quando se despreza a força de atrito causada pelo ar nos objetos em queda, todos os corpos, independente da sua massa ou forma, realizam o movimento de queda com a mesma aceleração.
Queda livre é então o nome que se dá ao movimento de queda dos corpos quando se despreza a resistência do ar. Se a resistência do ar não for desprezada, o movimento não será de queda livre.
Na ausência da resistência do ar, verifica-se que todos os corpos, independente do tamanho ou da massa, caem com a mesma aceleração, se estiverem no mesmo ponto da superfície da Terra. Se a distância percorrida não for grande, a aceleração mantém-se constante durante a queda. Desprezam-se os efeitos da resistência do ar e do decréscimo da aceleração com a altitude.
Como foi mencionado que a queda livre é um caso particular de movimento uniformemente variado, pode-se aplicar para a mesma, tudo que se sabe sobre tal movimento, inclusive as equações.
Então, adotando