Fisica i
Curso Agronomia
RELATÓRIO DE FÍSICA I –
PLANO INCLINADO E FORÇA DE ATRITO
COMPONENTES: Henrique Venturini,
Jayni Nascimento,
Juliana Menegassi,
Louise Pinto.
DISCIPLINA: Física I
PROFESSOR: Valdi Junior
SANTA TERESA
2013
Introdução
O trabalho desenvolvido tem como objetivo calcular o coeficiente de atrito estático máximo entre duas superfícies e verificar sua dependência com a área desenvolvida.
O atrito nada mais é que uma manifestação de interações eletromagnéticas entre as partículas de uma dada superfície, ou interface superficial, com outra. Microscopicamente essas interações são várias vezes reforçadas por fatores geométricos.
A forma mais simples de escrever a força de atrito é modelando ela em dois componentes: o coeficiente de atrito e a força normal. Esta forma funciona para descrever tanto o atrito estático como o dinâmico.
Uma forma eficiente de medir o coeficiente sem aplicar uma força é utilizar um plano inclinado. Se pudermos medir o ângulo que ocorre o movimento, podemos calcular o coeficiente de atrito através da simples relação: µestático máximo = tanƟ
Equipamentos * Bloco de madeira; * Trilho (Superfície metálica plana); * Régua; * Trena; * Prumo; * Suporte; * Fita plástica.
Metodologia
Procedimentos utilizados para verificar o objeto * Coloque o bloco encostado no trilho certificando-se que toda a superfície está em contato com o trilho; * Incline levemente o rilho para que o bloco entre em movimento; * Prenda o suporte na posição que o bloco ficou na eminência de entrar em movimento. Anote a altura y e a distância horizontal x em que isto ocorre. Repita este mesmo procedimento por mais nove vezes; * Mude a superfície de contato do bloco. Faça mais dez medições da altura e distância; * Mude o material de contato entre as superfícies. Realize mais dez medições.