Fibra Óptica
CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES
FIBRA ÓPTICA
SANTA MARIA/ DF
2014
CIP – COLÉGIO INTEGRADO POLIVALENTE
CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES
FIBRA ÓPTICA
Trabalho complementar da Disciplina de Telecomunicações do Módulo IV, do curso Técnico de Telecomunicações para obtenção da nota parcial.
SANTA MARIA/ DF
2014
SÚMARIO
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade apresentar as características, aplicação da fibra ópticas e suas funcionalidades; as informações aqui divulgada tem com fundamento a norma TIA/EIA-568-B.3 que normatiza os requisitos mínimos dos componentes de fibra óptica utilizados no sistema de cabeamento, tais como: conectores, equipamentos de teste, cabos , hardware de conexão e medição em campo. Nesta norma os tipos de cabos ópticos reconhecidos, são o multimodo (50/125mm) e monomodo.
2. ORIGEM
A fibra óptica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany; em relação aos métodos de sua fabricação temos diversos exemplos, alguns são o VAD, OVD e MCVD mais populares.
1.
2.
3. HISTÓRIA DA FIBRA NO BRASIL
O primeira aplicação de fibra óptica foi na Unicamp, no ano de 1977 – uma parceira fundamentada em conjunto pelo governo, universidade e empresas nacionais.
Na década de 60, houve grandes avanços em pesquisas em óptica e fotônica, desta maneira um meio de comunicação que usa-se propriedades ópticas, que otimiza-se o sistema de comunicação era uma necessidade latente. Na década de 70, com seu estabelecimento a fibra óptica, permitiu a transmissão de sinais luminosos, eleita substituto dos fios de cobre e das redes microondas. Em 1965, foi criado a Embratel para realizar conexão entre as regiões do país, sendo que 30% de seu fundo era destinado a política tecnológica e industrial do setor.
Nos EUA, no ano de 1970, as duas grandes barreiras que