Fibra optica
PhD. António Tavares P. de Sousa
UNIVERSIDADE INDEPENDENTE DE ANGOLA
Faculdade de Ciências e Tecnologias
Engenharia de Telecomunicações
TEMA: LINK DE FIBRA ÓPTICA DE LUANDA AO DONDO
COMUNICAÇÕES ÓPTICAS
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
Com a explosiva evolução das comunicações, motivadas pela necessidade de aumento da capacidade de tráfego de voz, vídeo e dados em alta velocidade, constantemente nos deparamos com novos conceitos em tecnologias em termo de meios de transporte das informações (meios físico de transmissão). Sendo que, vários são os tipos de cabos utilizados no transporte de informações, e cada um com suas vantagens e desvantagens no que tange a Largura de banda, taxas de transmissão, atenuações especificas e distancia de transmissão sem o uso de repetidores.
É nesta ideia que surge a fibra óptica que garante um nível elevado de fiabilidade a nível de transmissão de sinais de dados, voz e vídeo.
Com este trabalho, pretende-se transmitir conhecimento a nível de projectos de link à grandes distancias (como no nosso caso), utilizando fibra óptica, apresentando as motivações da escolha deste meio de transmissão, vantagens e desvantagens relativamente a outros tipos existentes no mercado.
OBJECTIVO
O objectivo deste projecto, é a projecção de um link de Fibra óptica de 180Kms de distancia entre Luanda e Dondo, para a transmissão de VOIP, sinal de TV e Telefonia, de forma que seja estabelecida as comunicações entre estes dois pontos do Pais.
Consiste em um projecto que não seja só para o presente mas com perspectivas futuras, oferecendo este, um elevado nível de confiabilidade, disponibilidade e alta qualidade de a nível dos sinais acima mencionados.
BREVE HISTÓRIAL DA FIBRA ÓPTICA
Os primeiros experimentos utilizando fibra óptica ocorreram em 1930 na Alemanha, mas as pesquisas sobre suas propriedades e características tiveram inicio por volta de 1950. Hoje, as fibras ópticas são largamente utilizadas e representam uma