Fibra optica
A fibra óptica é um meio de transmição por sinais luminosos, diferente dos outros tipos de cabos para rede, que a transmição é feita através de fios de cobre. As vantagens da fibra óptica, é que ela sofre menos interferências e com isso tem menos perda de dados. A fibra ótica é costituida fisicamente do seguinte modo:
Nucleo: o núcleo é um fino filamento de vidro ou de plástico, que é por onde passa a luz,
Casca: é uma camada que reveste o nucleo, por possuir índice de refração menor que a do núcleo ela impede que a luz seja refratada ou seja impede a luz de mudar de direção fazendo com que a luz chegue ao receptor.
Revestimento primário: é uma capa plástica, que envolve o núcleo e a casca ,protegendo contra choque mecânicos e excesso de curvatura.
1.1Classificação das Fibras Ópticas;
Existem dois tipos de fibras ópticas: multímodo e monomodo.
1.1.1Fibra Multimodo;
São fibras que a a luz propaga de varios modos e caminhos diferentes dentro do núcleo: devido a essa caracterisca elas são classificadas de duas formas;
Multimodo índice degrau; possuem um núcleo composto por um material homogêneo de índice de refração constante e sempre superior a casca. A banda passante é muito estreita o que restringe a capacidade de transmissão da fibra.
b- Multimodo índice gradual;
Possuem um núcleo composto de um índice de refração variável. Esta variação permite a redução do alargamento do impulso luminoso. São fibras mais utilizadas que as de índice degrau. Tem melhor capacidade de transmissão do que a degrau.
1.1.2 Fibra Monomodo;
Possui um único modo de propagação, com isso , consegue atingir maior capacidade de trasmissão e maiores distancias também. Do que as multímodos.
1.2 Preparação de Fibra Óptica; assitiremos 2 videos.
2. Interferências em Cabeamento Óptico;
As principais causas de interferências no cabeamento ópticos são
2.1 Atenuação; a atenuação é a perda na potência de luz