FHTM
Centro de Educação a Distância
Anhanguera-Polo: Ananindeua
Curso Serviço Social
Fundamentos Históricos e Teóricos – Metodológicos do Serviço Social II
Lucinete Silva Cardoso RA: 7702658942
Patrícia Simoneide RA: 416117
Roseli Rodrigues de Jesus Furtado RA: 405759
Prof. EAD:
Tutor Presencial: MSC.
ANANINDEUA – PA
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar a teorização do Serviço Social, bem como as transformações pela qual esta profissão se configura nos dias atuais.
O Serviço Social vem apresentando ao longo de sua história várias configurações no plano teórico, metodológico, ético, político entre outros. Isso se dá devido à particularidade da profissão de intervir eminentemente com as manifestações da “questão social”, que por sua vez, apresentam novas manifestações conforme as diferentes formas que a produção capitalista vem assumindo diante de suas crises.
1ª Etapa
Movimento de Reconceituação para o Serviço Social.
O Movimento de Reconceituação iniciou-se por volta de 1965, era um processo de ruptura com o serviço social norte-americano, vigente no Brasil após a II guerra mundial.
Neste período o Brasil passava por grandes transformações no campo social, havia sido instaurado o processo de ditadura militar, este reprimia as lutas de classes que lutavam por melhores condições de vida, lutas estas que foram um processo contínuo e que perdura na Contemporaneidade.Estas lutas eram condicionadas ao sofrimento da população motivadas pelas péssimas condições em que viviam na mão da burguesia,que era representada pela igreja e pelo estado e desta forma concentrava toda a renda em suas mãos.
O movimento de reconceituação foi marcado por analises criticas ao serviço social tradicional e ao sistema vigente que envolveu impasses, crises e ganhou vitalidade com questionamentos, contestações, reelaborações que delinearam