fhtm
RESUMO Entendemos que o Serviço Social abrange várias áreas e por isso precisa ter conhecimento de todas elas. A filantropia, o assistencialismo tem sua relação com o Serviço Social e por isso a importância de cada uma dessas áreas e depois correlacioná-las ao Serviço Social, mostrando suas diferenças, semelhanças, etc..
PALAVRA-CHAVE: Filantropia,Serviço Social,Assistencialismo.
Ananindeua,25 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO
O campo de atuação do Assistente Social é um campo vasto, complexo e abrangente. Para atuar de forma eficaz, o Assistente Social precisa ter um grande conhecimento principalmente no que se refere à origem do Serviço Social. A Filantropia, o assistencialismo, faz parte da origem do Serviço Social, por isso há necessidade de se conhecer essas áreas e também relacioná-las ao Serviço Social, para perceber então suas igualdades e diferenças. É importante ainda conhecer as áreas de atuação do Assistente Social e a abrangência dessa atuação, incluindo assim, seus desafios, público alvo e demandas.
A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE
Hoje, o assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista. Contudo, nem sempre foi assim. No passado, o Serviço Social era completamente influenciado pela doutrina social da Igreja Católica, onde a busca era focada em seus interesses, ou seja, alienava os mais pobres pelo comando da burguesia, pode-se perceber que outras correntes influenciaram o processo de profissionalização, cujas bases possuem um forte