os componentes estruturais de um ecossistema
Um ecossistema é uma região com fatores vivos (animais,plantas) e fatores não vivos (luz,rochas) que se relacionam entre si - com um dependendo diretamente do outro para sobreviver ou existir, e manter o delicado equilíbrio do ecossistema. um ecossistema pode ser, portanto, uma floresta, um lago, um rio, ou até, o pico de uma montanha.
A presença de ecossistemas no nosso planeta é extramamente crucial para a existência da vida na Terra, inclusive a nossa especialmente. Pois toda a Biosfera terrestre, é constituída pelos ecossitemas. Neles, há um "delicado equilíbrio" que deve ser mantido; e isto fica sob a responsabilidade dos próprios componentes do ecossistema.
São os chamados "componentes estruturais do ecossistema", que são:
1. Fatores Abióticos (fatores não vivos): são os elementos sem vida do ecossistema, os quais formam o habitat do ecossistema em si, e determinam as espécies de vidas que haverão neles. Podem ser:
I. Físicos: radiação solar, clima, luz;
II. Químicos: nutrientes nas superfícies dos lagos e solos;
III. Geológicos: o solo.
2. Fatores Bióticos (fatores vivos): são os elementos (organismos) "vivos" (animais,plantas, fungos, em geral) do ecossistema, que se relacionam entre si e com os fatores não vivos, mantendo o equilíbrio no ecossistema com suas atividades. Podem ser:
I. Autótrofos (produtores): organismos que produzem o seu próprio alimento por meio de dois processos: fotossíntese ou quimiossíntese, a partir de substâncias inorgânicas. Servem de base da cadeia alimentar, pois ao serem presas de outros organismos, as substâncias que produziram para se manter podem ser usadas no mantimento deles. Ex: plantas, algas, bactérias.
II. Heterótrofos: são os organismos não capazes de produzir seu próprio alimento, por isso se alimentam de outros organismos. São os animais em geral, e algumas espécies de fungos e bactérias. Podem ainda ser:
_ consumidores: que se alimentam diretamente de outros