FGE 4 ROT 1 15 1
Laboratório de Física
Roteiro 01
Física Geral e Experimental IV
2015/01
Eletrização, poder das pontas e linhas de campo
2
1. Objetivos:
Verificar qualitativamente a distribuição de cargas elétricas nos corpos utilizando um gerador de Van de Graaff.
2. Materiais Utilizados
Gerador de Van de Graaff
Eletroscópio de folhas de alumínio
Torniquete
Cuba de acrílico
Óleo de Rícino
Sementes de grama ou limalha de ferro
Retroprojetor
3. Introdução Teórica
3.1. Processos de Eletrização
Denomina-se eletrização o fenômeno pelo qual um corpo neutro se torna eletrizado. Atualmente, explica-se eletrização dos corpos com a ideia básica sobre a estrutura dos átomos. Qualquer fenômeno elétrico observável é consequência de fenômenos atômicos.
Sabe-se que os corpos são formados por moléculas, que as moléculas são formadas por átomos e que os átomos são formados por partículas que são chamadas partículas fundamentais. As partículas fundamentais conhecidas até hoje são: O elétron ou negatron, o próton, o nêutron, o elétron positivo ou pósitron, o neutrino, o fóton, o méson leve positivo, o méson leve negativo, o méson pesado positivo, o méson pesado negativo, o méson pesado neutro e mais várias outras partículas cujas propriedades são ainda mal conhecidas, pertencentes à família dos mésons. UNINOVE – FGE IV – Roteiro 1 – Eletrização, poder das pontas e linhas de campo - 2015/1
3
Entre as partículas fundamentais, o próton, o elétron e o nêutron são importantes para a explicação dos fenômenos elétricos. Os prótons e os nêutrons se encontram numa região do átomo chamada núcleo. Os elétrons ficam girando ao redor do núcleo dispostos em várias órbitas. O átomo de hidrogênio, por exemplo, é o mais simples de todos. O seu núcleo é formado de um único próton e ao redor do núcleo só há um elétron girando.
Figura 1 – Representação de um átomo de Hidrogênio
Os processos mais comuns para a obtenção da eletricidade estática são