fffffffffffffffffffffff
Um líquido exerce sempre impulsão em qualquer amostra de material sólido imerso, sendo a impulsão (Iliq) correspondente ao peso do volume de líquido deslocado, isto é:
Iliq = Vρliq, sendo V o volume do corpo sólido (= volume de líquido deslocado) e ρliq a massa específica do líquido. A impulsão pode ser avaliada a partir da diferença entre o peso de corpo sólido em ar (Par) e a correspondente pesagem efetuada com impulsão no líquido pretendido: Pliq = Par - Vρliq,
A pesagem com impulsão pode ser efetuada com uma montagem experimental, a impulsão exercida pelo ar é desprezível porque o ar é muito menos denso do que qualquer líquido.
Não é necessário determinar o volume do corpo sólido com base nas suas dimensões. Isso implicaria a necessidade de usar um corpo com geometria simples e muito bem retificado para evitar erros grosseiros. Em alternativa, pode efetuar uma terceira pesagem efetuada com impulsão em água, Págua = Par–Vρágua. Da combinação das três pesagens obtém-se: ρliq = ρágua (Par – Pliq)/(Par – Págua)
Sendo a massa específica da ρágua cerca de 1,000 g/cm3 a 5ºC e 0,9971 g/cm3 a 25ºC.
Este método pode ser usado para medir a massa específica de soluções e determinar a sua variação com a concentração. Note-se que a variação da massa específica das soluções com a composição pode desviar-se da linearidade, como se observa no caso de aquosas de etanol.
Propriedades químicas - As propriedades químicas são comportamentos característicos de uma substância quando esta se encontra na presença de uma outra substância. Para investigar as propriedades químicas teremos que proceder a transformações químicas (realizando ensaios químicos) e geralmente não é possível recuperar a amostra utilizada (porque ela sofre transformações dando origem a outras substâncias).
Propriedade físicas - As propriedades físicas são características dos materiais. Apercebemo-nos delas pela análise do comportamento dos materiais na