Região Norte - Aspectos Fisicos
A Região Amazônica possui cerca de 3.853.327 km², que corresponde a aproximadamente 60% do território brasileiro, sendo o maior bioma terrestre do país, e sua região é composta pelos seguintes estados brasileiros: Amazonas, Acre, Amapá, Tocantins, Roraima, Rondônia e Pará.
Nesta região o clima que prevalece em grande escala é o Equatorial, que por sinal é bastante úmido e apresenta temperaturas elevadas durante a maior parte do ano, com médias de 24 ºC a 27 ºC. Exceto no norte do Pará, que apresenta clima Tropical Úmido.
Na região também está localizada a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia, que abriga a maior biodiversidade do mundo e também apresenta faixas de Mangues e pontos que exibem o bioma do tipo Cerrado.
Seu relevo é constituído por planaltos, depressões e planícies, mas prevalece uma superfície bastante plana e de baixas altitudes devido às proximidades dos vários rios presente na região. O Pico da Neblina representa o ponto mais alto da região, ele possui cerca de 2.993,00 metros de altitude, sendo o ponto mais elevado do país.
Essa região é muito privilegiada quando se trata sobre sua Hidrografia, pois possui a maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica, mas também possui outra bacia hidrográfica de suma importância para atividades básicas da população nortista, que é a Tocantins-Araguaia, pois ajuda na produção de energia com as usinas hidrelétricas, já que seus rios são volumosos e extensos. vfffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff- fffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
Fffffffffffffffffffff
fffffffffffffffff ffffffffffffffff fffffffffffffffff ffffffffffffffffffff ffffffffffffffffffffff ffffffffffffffffffffff fffffffffffffffffffffff