Aplicativo Mobile
A globalização traz um novo paradigma às empresas e, também, na sua forma de fazer negócio. O resultado é uma economia que adota padrões éticos que, a cada dia, tornam-se mais homogêneos e rigorosos: padrões de responsabilidade e moralidade (implícitos também valores culturais), e, ainda, a preocupação com o próximo (público da empresa) e meio ambiente. Toda uma conceituação voltada para a responsabilidade social corporativa, onde a ética é a base de sustentação da responsabilidade social, que traduz-se em um diferencial fundamental para tornar as organizações mais produtivas e dotadas de credibilidade.
Segundo Ashley (2005, p.56) “avaliar o desempenho de uma empresa quanto às suas responsabilidades corporativas requer um conceito de empresa que equilibre responsabilidades econômicas, sociais e ambientais, o que resulta em uma relação circular entre elas”.
Também o consumo responsável é abordado como parte integrante da responsabilidade social. Por que comprar? Traduz-se em uma conscientização do consumidor de sua responsabilidade no ato de consumir o que requer mudanças de atitudes.
Segundo Ashley (2005, p.64) o caminho para uma sociedade sustentável requer uma nova perspectiva sobre os impactos das decisões e ações de todos os agentes sociais.
Matias apud Ashley (2005)¹, o que se espera de uma empresa realmente preocupada em contribuir para a solução dos problemas de base da sociedade é que ela tenha uma política institucional firme, ética, dinâmica e