ffffffffff
No transporte de petróleo, existem diversos modais que são utilizados para a Logística do mesmo, dentre eles:
Modal Dutoviário: O modal Dutoviario é um dos mais utilizados e é projetado especialmente para o transporte de petróleo e derivados, é um modal que pode ser muito bem explorado, apesar de um custo elevado de implantação, quando já em operação, ele obtém um excelente custo benefício, é um modal eficaz e raramente há necessidade de manutenção, tornando-se um modal potencial e competitivo.
Modal Hidroviário: O modal Hidroviário, também se faz muito presente nas movimentações do petróleo, geralmente utilizado em importações e exportações, utilizam-se grandes navios petroleiros que suportam quantidades expressivas e assim facilitam o transporte desse produto em grande escala e grandes distâncias (Ex: transporte de grandes quantidades entre Brasil e EUA).
Modal Rodoviário: Geralmente o transporte rodoviário se restringe ao transporte do petróleo para distribuidoras. (Ex: Caminhões-Tanques transportam o produto da refinaria até postos de combustíveis e afins).
Modal Ferroviário: O modal Ferroviário é pouco utilizado no transporte do petróleo, apesar de ser uma alternativa econômica para o deslocamento de petróleo, apesar de uma velocidade relativamente baixa, no Brasil, por exemplo, o modal ferroviário não recebe investimentos necessários para a manutenção e ampliação da malha ferroviário, isto torna uma extensão reduzida(em consideração com o total de KM’S ²) e obsoleta por má conservação e falta de manutenção, um modal desse porte poderia ser bastante eficiente e eficaz, não só no transporte de petróleo mas em diversos produtos.
Modal Aeroviário: O modal Aeroviário não é muito utilizado no transporte de petróleo, apesar de ser um modal muito ágil, tem um alto custo e possui uma capacidade de transporte extremamente