feudalismo
Feudalismo é um sistema social de povos europeus que envolvem questões políticas e econômicas. Com a transformação da Europa Ocidental ocorrido em meados dos séculos V e X surgiram novas formas de pensar e consequentemente a forma de agir dos povos. O surgimento do feudalismo está ligado as invasões dos bárbaros e também com a crise do Império Romano. No mesmo período a economia passou por momento delicado, iniciando a dificuldade na circulação das moedas ocorrendo então subsistência na produção agrícola. Um momento em que a crise do Império Romano levou a população a uma ruralização podendo assim sobreviver tanto a elite como os plebeus. Buscavam proteção dos acontecimentos da época, assim como comida, moradia e em troca deveriam oferecer mão de obra aos nobres, também chamados senhores feudais.
+
Na prática um senhor feudal tinha autoridade mais elevada que um rei, quem não poderia interferir diretamente nas regras de um feudal estando dentro de sua propriedade. Ocorreu grande envolvimento da Igreja com os reis e os nobres para que assim pudessem difundir a igreja em meio aos seus povos. Os mesmos chegavam a doar terras à Igreja por pura devoção, chegando a ser considerada uma “senhora feudal”. Então o feudalismo no século X chega ao seu auge, proporcionando melhor excelência em técnicas para agrícola e resultando em melhoras nas atividades comerciais. O que teve fim por volta do século XIV devido às crises econômicas e saúde pública.
+ +-*
Crise do Feudalismo
O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que predominou durante toda a Idade Média. Mas, já no final da Idade Média, o uso da terra, fundamental para o povo naquele período, foi perdendo a força. Os campos foram abandonados e o comércio nascia fortalecido.
Depois de longos anos de devastação e desordem, começava certa estabilidade econômica. O castelo, centro das atividades econômicas, ia perdendo sua importância. O progresso do comércio artesanal, as