FEUDALISMO MERCANTILISMO
Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico
Aluno: Thyago José de Oliveira
Curso: Direito 1º período Turno: Manhã
Disciplina: Fundamentos da Economia
Professor: Robson Góes
Fim do Feudalismo e ascensão do Mercantilismo, baseando-se nos 10 princípios da economia.
No final da idade média o feudalismo ainda era o modo em que viviam os europeus, funcionava da seguinte maneira existiam os feudos que eram grandes lotes de terras possuídos pelos senhores feudais que eram detentores de todo o poder monetário da época. O sistema de comércio se baseava em trocas de mercadorias entre o feudos e em pequenas feiras, ode as pessoas se reuniam para fazer suas trocas.
Com o tempo essas feiras foram crescendo e se tornando um centro de comércio bem mais estruturado onde começou ao invés de trocar mercadorias a utilização de moedas para a compra e venda de produtos, com o crescimento do comércio surgiram pequenas vilas ao redor dessas feiras que futuramente se transformariam em cidades.
Logo surgiu a burguesia, dominavam o comércio tinham grande poder aquisitivo, foram aos poucos tirando o poder dos senhores feudais. Com a nova classe social, também surgiu a necessidade dos servos saírem das áreas rurais para as cidades a procura de trabalho e muitas vezes para fugir da tirania de seus feudos.
As Cruzadas foram a ultima cartada para o fim do feudalismo, aumentando a necessidade do comércio com outras regiões e forçando os reis a contratarem exércitos acabando com o sistema de vassalagem, deixando o feudalismo enfraquecido e desestruturado. Os senhores feudais perderam o poder econômico e político, podo um fim na idade média.