Agentes Inteligentes
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA – CAMPUS RAJA
Inteligência Artificial – ECP6AN-RJA
AGENTES INTELIGÊNTES
ALUNO: Felipe Gabriel dos Santos RA: 0913503
Prof.: Zarate
Belo Horizonte – MG
2014
A. CONCEITO
Podemos definir “Agente Inteligente”, segundo as palavras do dicionário: Agir sabendo o que faz, agir pensando, raciocinando.
Um agente inteligente é alguém que age segundo um raciocínio, a um pensamento, age da melhor maneira possível (inteligentemente). Um agente inteligente, reage (ação) analisando(cérebro) as circunstâncias (ambiente), repondendo depois de elaborar uma ótima resposta. E levando para a disciplina de Inteligencia Artificial:“Um agente é um software que sabe fazer coisas que provavelmente você faria você mesmose tivesse tempo.” [BTRB-2001].
Figura 1 - Atuação de um Agente Inteligente
Os Agentes inteligentes podem ser divididos em alguns grupos:
1. Agentes reativos: Pode desenvolver inteligência a partir de interações com seu ambiente, não necessita modelo preestabelecido.
1.1 Agentes reativos simples: Respondem a percepções, Interpreta entrada, verifica regra correspondente e age
1.2 Agentes reativos baseado em modelo: Mantêm o estado interno para aspectos não percebidos. Estado interno modela mundo, pode utilizar percepções passadas para base em decisões.
2. Agentes cognitivos: Complexo, com mecanismos de tomada de decisões avançados, interações sofisticadas e com um objetivo fortemente estabelecido.
2.1 Agentes baseados em objetivos: Procuram atingir alvos, mais flexível que reativos.
2.2 Agentes baseados na utilidade: Tentam maximizar suas expectativas, pondera probabilidade de sucesso em relação à importância de objetivos
B. PRINCIPAIS CARACTERISTICAS
• Autonomia: O agente têm que se programar, isto é, definir suas tarefas automaticamente.
• Personalidade: O agente tem que ser capaz de se educar de acordo com a tarefa executada e armazenar essas