Materiais de Construção civil
A massa específica aparente ou massa específica unitária é definida como a massa das partículas do agregado que ocupam uma unidade de volume, ou seja, é relativa a agregado e vazios. De acordo com a massa específica aparente os agregados podem ser: leves (argila expandida), normais (pedras britadas, areias), e pesados (hematita, barita).
O objetivo do ensaio é determinar a massa específica aparente através do frasco de Chapman.
Aparelhagem:
Balança
Frasco de Chapman
Amostra:
500 g do material seco
Ensaio:
Colocar água no frasco até a marca de 200 cm³;
Introduzir 500 g do agregado seco;
Esperar alguns minutos até o agregado absorver a água;
Efetuar a leitura do nível atingido pela água.
Resultado:
A massa específica do agregado miúdo é calculada pela seguinte expressão:
Onde:
A massa específica do agregado é importante pois corresponde a cerca de 80% do peso do concreto. Além disso, a massa específica aparente é um indicador do índice de vazios (quanto maior a massa específica maior o índice de vazios) sendo importante na escolha de um agregado para concretar.
Concreto Portland
O concreto portland é o material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura de cimento, areia, pedra e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos e as adições.
Resistência:
Sua resistência e durabilidade dependem da proporção entre os materiais que o constituem. A mistura entre os materiais constituintes é chamada de dosagem ou traço.
A água utilizada contribui para a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se a quantidade de água for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e também a facilidade de se adaptar às formas ficará prejudicada, porém se a quantidade for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar
A proporção entre a água e o