Festival Internacional de Pesca de Cáceres
FABRINA MENDES DE BRITO
HUGO FERREIRA MOREIRA
LUCAS SERROU DA COSTA
WANDERSON DE SOUZA GOMES
RESUMO
Segundo o site jornal oeste, o FIP é um evento esportivo de cunho ecológico-cultural que visa difundir a sustentabilidade através das ações de inclusão social, tais como: Pesca artesanal: voltada as comunidades locais, resgatando a tradicional pesca com linhada de mão e canoa a remo. As várias edições do FIP valorizam a história, a cultura e a gastronomia deste povo hospitaleiro, estreitando a cada ano os laços de amizade com os visitantes vindos das mais diferentes regiões, que se deslumbram com a riqueza da fauna e flora do mais belo ecossistema do Brasil, parte do sucesso e do brilho do FIP, deve-se à exuberância do Pantanal.
Palavras-chaves: FIP, Sustentabilidade, Pantanal.
INTRODUÇÃO
Cáceres – MT, conforme o ultimo censo sua população aproximadamente 88 mil habitantes, conhecida como “A Princesinha do rio Paraguai”, localizada à margem esquerda do rio Paraguai e situada a 210 km de Cuiabá. Onde todo ano se realiza o FIP – Festival Internacional de Pesca (com exceção no ano de 2013), maior festival de pesca do Brasil, buscando sempre valorizar a cultura local e a questão ambiental.
OBJETIVO
Tem por objetivos: Estimular o potencial turístico do Estado de Mato Grosso; Incentivar a prática da pesca esportiva no Pantanal Norte; Promover o lazer e a integração entre os amantes da pesca; Promover educação ambiental; Divulgar as possibilidades turísticas na região da Grande Cáceres; Resgatar a história e cultura regional; Promover o combate às ações predatórias contra a ictiofauna por meio do conhecimento e prática das Leis de pesca.
DESENVOLVIMENTO
O município é aporta de entrada para uma das maiores reserva da biosfera e patrimônio da humanidade o Pantanal mato-grossense, trata-se ecossistema rico, onde a natureza é bela e preservada. Cáceres foi escolhida pelo ministério do turismo como um dos 65