Festas Populares do Folclore Brasileiro
Existem dezenas de festas folclóricas no Brasil, algumas conhecidas nacionalmente e festejada em todos os estados como é o caso do Carnaval e festa junina, outras são tradicionais em determinadas regiões ou localidades como o congado e o Bumba-meu-boi.
Festas mais popular e que não exigem trajes especiais geralmente se tornam mais populares, como a festa junina onde qualquer um pode participar de forma fácil. A alegria e simplicidade para se comemorar uma festa como é o caso do carnaval, também faz a festa crescer.
Porém independentemente de ser mais ou menos alegres, de fácil trajado ou necessidade de vestimenta especial, todas são especiais e não deve cair em esquecimento.
Carnaval
Festa que teve sua origem no Egito para comemorar a colheita, e após ser levado para a Europa chegou ao Brasil através dos portugueses. As festas de carnaval mais tradicionais acontecem no Nordeste, porem o evento existe em todo o Brasil, sendo cada região com suas particularidades como o trio elétrico na Bahia, grandes desfiles e carros alegóricos no Rio de Janeiro e São Paulo.
Cavalhadas
Cavalhadas é uma festa de origem portuguesa que representa torneios medievais e as batalhas entre cristões e mouras, em especial a batalhado século VI, onde Carlos Magno, um guerreiro Cristão travou uma batalha épica contra os sarracenos, de religião islâmica, pela defesa de um território. As Cavalhadas foram introduzidas no Brasil pelos padres jesuítas durante a catequização dos índios e escravos.
Congado
O congado que também é conhecido como congo ou congada, é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil, principalmente no estado de Minas Gerais. A origem do congado é a lenda do Chico-Rei. Segundo conta a história, Chico era o rei de uma tribo no reino do Congo, e que foi trazido para o Brasil junto com mais 400 negros para serem escravizados.
Festa do Divino
A festa do Divino foi trazida ao Brasil