ad fundamentos do turismo vanessa serpa maia sgo
1333 palavras
6 páginas
A História do Rio de Janeiro e sua consolidação turísticaAluna :Vanessa Serpa Maia
Resumo Este trabalho se destina a conhecer um pouco melhor a história do Rio de Janeiro e sua evolução tanto na história como no setor turístico, para entendermos a história que vivemos hoje temos que analisar o nosso passado, e como era nossa cidade e as sociedades que aqui viviam, e quais eram suas formas de lazer e como foi construídas, quais eram os tipos de turistas nessa época e qual eram os seus objetivos, e a evolução da cidade no setor urbano para o melhoramento da cidade, quais são os seus principais pontos turísticos, e atualmente quais são as vantagens dos grandes eventos para a cidade.
Palavra Chave: Rio de Janeiro, pontos turísticos, turistas.
Introdução
Este trabalho visa a entender a história de nossa cidade e como sua história contribuiu para o mercado turístico,e como foi fundando vários pontos s turísticos da cidade qual o objetivo da criação e como são vistos esses pontos nos dias atuais. Podemos perceber que muitos dos problemas turísticos do passado ainda persistem.
Conteúdo do Referencial Teórico
Para entendermos o Rio de Janeiro de hoje, vamos entender um pouco do passado e assim suas modificações. Com a transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro, houve a preocupação de se fazer uma cidade mais urbana pois a cidade não possuía grandes atrativos para a elite da sua população. Um ponto de destaque foi a construção do passei publico que foi construída numa área conhecida com Lagoa do Boqueirão da Ajuda , localizada nos arredores da Lapa, onde viva uma população carente esta lagoa era usada como esgoto e alem disso para uso pessoal causando uma epidemia na população . A Lagoa foi aterrada para a construção do passeio publico foi uma obra majestosa e bela , inspiradas no estilo francês, se tornou um grande espaço de lazer para a elite da sociedade e também possibilitou a ligação do centro com a Zona Sul. Em 1793 foi