Folclore
Este trabalho tem como objetivo falar sobre o folclore brasileiro, Folclore é um instrumento de grande ajuda na hora de entendermos certa cultura: brincadeiras, histórias e lendas são introduzidas nesse toldo essas mesmas que são passadas de geração em geração podem até ser transformadas, mas nunca esquecidas, e além de ser um conhecimento histórico por assim dizer é principalmente artístico da cultura apresentada.
Origem da palavra folclore
A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura europeia que em 22 de agosto de 1846 publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".
Principais características do folclore
Para se determinar se um acontecimento é folclórico, ele deve apresentar as seguintes características:
Tradicionalidade: vem se transmitindo geracionalmente.
Oralidade: é transmitido pela palavra falada.
Anonimato: não tem autoria.
Funcionalidade: existe uma razão para o fato acontecer.
Aceitação coletiva: há uma identificação de todos com o fato.
Vulgaridade: acontece nas classes populares e não há apropriação pelas elites.
Espontaneidade: não pode ser oficial nem institucionalizado. As características de tradicionalidade, oralidade e anonimato podem não ser encontrados em todos os fatos folclóricos como no caso da literatura de cordel, no Brasil, onde o autor é identificado e a transmissão não é feita oralmente.
Fato Folclórico
Fato folclórico é tudo aquilo que envolve lendas e conhecimento do povo, para um fato ser denominado folclórico ele deve pelas regras da