Festa
As festas religiosas no Brasil são muito populares, visto que o país reúne variadas religiões de maneira harmoniosa e pacífica. Tal sincretismo religioso é responsável pelas manifestações de dança, teatro, música e movimentos de peregrinação que acontecem em todas as regiões do país, e deslocam milhares de pessoas todos os anos por atos de fé.
A maior concentração religiosa do país, a festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, acontece em Aparecida do Norte (SP), dia 12 de outubro, data considerada feriado nacional. O início da comemoração começa às 5 horas da manhã com uma missa no Santuário, e segue com uma extensa programação religiosa por todo o dia, com novenas, procissões, e vigílias. Milhares de devotos se dirigem à cidade todos os anos, que conta com shows de artistas da música popular brasileira e gospel e, ainda, uma procissão de motoqueiros proveniente de todas as partes do país.
Em Juazeiro do Norte, a segunda maior cidade do Ceará, acontecem durante todo o ano romarias com destino à cidade do padre mais famoso do Brasil, o Padre Cícero. O religioso da Igreja Católica, considerado santo pelos fiéis, mas não pela Igreja, mudou a história da cidade, fazendo com que ela prosperasse. Por isso, no quesito turismo religioso, a cidade perde somente para Aparecida do Norte em número de visita de turistas, que se dirigem ao local para conhecer, principalmente, a Estátua do Padre Cícero, a terceira maior estátua de concreto do mundo. O calendário turístico da cidade apresenta festas religiosas como as de Nossa Senhora das Candeias em fevereiro, o aniversário de morte do Padre Cícero, no mês de julho, e o Dia do Romeiro, em novembro, que recebe mais de 2 milhões de visitantes todos os anos.
Em Salvador, na Bahia, a celebração de Bom Jesus dos Navegantes começa no dia 27 de dezembro e vai até o primeiro domingo de janeiro. O principal evento, entretanto, acontece no primeiro dia do ano, com uma procissão marítima na Baía