Benefiamento
Beneficiamento de minérios é um processo que consiste de várias operações. Estas visam mudar várias características de um bem mineral, entre elas: Granulometria; concentração de determinada espécie mineral; e forma. Contudo, os processos não devem mudar a identidade, tanto física, quanto química do material.
Nela os minérios não podem ter suas características físico-químicas modificadas. Ou seja, o beneficiamento consiste em separar o minério de qualquer rejeito indesejado e deixá-lo em uma forma, ou tamanho de grão, adequado para estocagem, transporte ou que melhor convenha à etapa seguinte ao beneficiamento.
Em companhias, como a Vale, os processos de beneficiamento obedecem a uma ordem lógica. Após a extração do minério bruto ele é levado para o setor de beneficiamento. O primeiro passo é a cominuição. Ele visa diminuir o tamanho do grão que do minério bruto, para que seja mais fácil a separação do minério desejado do rejeito. É uma parte de alto custo. A segunda etapa é uma classificação do minério que já passou pelo processo de cominuição. É feita uma seleção usando processos de peneiramento, que separam pelo tamanho do grão obtido, e por processos como a ciclonagem. Depois o minério é submetido aos processos que visam à separação das espécies minerais. Existem vários processos que podem fazer essa separação mais seletiva. A escolha do processo mais adequado depende do minério que deseja-se obter. Contudo o resultado dos processos, quando bem selecionados e aplicados, é o minério de interesse, como ferro, cobre ou manganês e rejeito, que é constituído de minérios que não são interessantes ou que não tem valor econômico que viabilize sua separação.
O objetivo do beneficiamento de materiais é conseguir um minério que possua apenas uma espécie. Contudo este objetivo não é possível de ser alcançado em sua totalidade em condições práticas. Nas indústrias e mineradoras o custo também é um fator, portanto, nem sempre o processo que consegue a