Pesquisa mineral
2011/2
Professor: Flavio Costa de Cerqueira
INTRODUÇÃO
- Desde os primórdios: sílex na idade da pedra e concentrações metálicas posteriormente.
- Com o avanço do conhecimento sobre os diversos depósitos, as técnicas prospectivas se aprimoraram e constituiram esta disciplina da Geologia.
INTRODUÇÃO
O que pesquisar ? - Estudos de mercado:
Projeção de demanda futura para orientar quais as substâncias serão absorvidas pela industria e consumo seja em função de carência do bem ou novos empregos.
INTRODUÇÃO
Onde pesquisar ? Como pesquisar ?
Exploração Geológica:
- Carater regional, reconhecimento de grandes áreas com objetivo de selecionar áreas para serem detalahadas posteriormente:
Mapas Geológicos, geoquímicos, metalogenéticos e geofísicos, imagens de satélite, de radar e aerofotos, etc.
INTRODUÇÃO
Prospecção em superfície: - Compreende os serviços para encontrar e caracterizar um depósito: Mapeamento Geológico de sub-detalhe (1:20 000/1:25 000); amostragem de afloramentos; prospecção geoquímica, aluvionar, geofísica, abertura de cavas, poços, trincheiras e sondagens, rotativas diamantadas. - Estudos de pré-viabilidade técnico-econômica.
INTRODUÇÃO
Avaliação dos Depósitos: - Levantamento geológico e topográfico detalhado (1:1 000), campanhas de sondagens e trabalhos mineiros (shafts, galerias e planos inclinados); - O objetivo é bloquear e delimitar as reservas, e determinar os teores de minério.
CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA MINERAL E DE GEOLOGIA ECONÔMICA
- Jazida Mineral: acumulações minerais que podem ser lavradas (explotadas) economicamente; - Ocorrência Mineral: acumulações minerais que NÃO podem ser lavradas (explotadas) econômicamente;
A explotabilidade esta relacionado a vários fatores: - teor do minério; - existência de métodos de beneficiamento apropriado; - distância jazida x centro consumidor; - custo da tonelado do minério;
O teor que irá permitir ou não a explotação do depósito é