ferrovias
Nas grandes guerras, foi utilizado como transporte de homens e máquinas em cenário de guerra, gerando conflitos, fazendo com que países começassem a tomar medidas para que suas fronteiras não fossem tomadas. Transportava também mantimentos, armas, e milhares de judeus para campos de concentração da Alemanha nazista.
Por fatores de concorrência com outros meios de transporte e desenvolvimento tecnológico, ainda no século XIX, as locomotivas a vapor foram trocadas pelas diesel e elétricas. A evolução deste transporte foi tão grande, que em 1850 existiam 32000km em linhas férreas, e em 1947, quase um século depois 1260000km. Na segunda metade do século XX, houve uma nova revolução, com o aparecimento da altas velocidade com os franceses, e da alta velocidade em sistema de via eletromagnética, mais tarde com os japoneses.
A origem do transporte ferroviário é estritamente relacionado à Revolução Industrial, emergindo na Inglaterra, no século XIX, com locomotivas movidas a vapor, gerado a partir da queima de carvão mineral. Nasceu nas minas de carvão, onde era utilizado para efetuar um transporte lento e limitado de minérios, mas desenvolveu-se muito rapidamente e se espalhou para fora das minas, tornando-se meio de transporte para pessoas e mercadorias, além de mais rápido, atingindo