Ferro
Funções do ferro na planta:
O Ferro é considerado metal chave para as transformações energéticas necessárias para síntese e outros processo vitais das células:
As principais funções atribuídas ao ferro segundo Dechen et al. (1991) são:
•principalmente nos cloroplastos;
•transferência de elétrons;
•nitritos e de sulfatos;
•elemento;
•Ocorre em proteínas dos grupos heme e não heme e encontra-se
Complexos orgânicos de ferro estão envolvidos no mecanismo de
Fe-proteínas do grupo não heme estão envolvidas na redução de
A formação de clorofila parece ser influenciada por esse
Está diretamente implicado no metabolismo de ácidos nucléicos;
Exerce funções catalíticas e estruturais. Sintomas visuais de deficiência: Segundo Tokeshi (1991) os sintomas de deficiência de ferro em cana-de-açúcar pode ocorrer em cana-planta ou soca, com enraizamento superficial, no período em que os brotos estão sendo alimentados pelas raízes da soca ou do colmo-mãe (tolete).
No geral os sintomas ocorrem em reboleiras, em solos arenosos e de menor fertilidade, e tende a desaparecer após seis meses de crescimento da planta. As folhas afetadas apresentam clorose internerval que se alastra por toda a extensão da lâmina foliar e atinge até nervura central. Não se observa decréscimo de alongamento do palmito (Tokeshi, 1991).
A deficiência de ferro também está associada a excesso de Mn (solosácidos) por apresentar inibição competitiva com esse elemento, bem como a soloscom reação alcalina, pela precipitação do ferro na forma de Fe(OH)3.Na figura 7 é apresentado deficiência desse nutriente
Os elementos nutritivos podem classificar-se mediante diferentes critérios. O mais frequente divide em macroelementos principais (azoto, fósforo e potássio), em macroelementos secundários (enxofre, cálcio e magnésio), sendo estes macros os absorvidos pelas plantas em maiores quantidades. Depois temos os microelementos (ferro, zinco, cobre, manganês, molibdénio, boro, ...), que são aqueles