FERRO FUNDIDO
Introdução: O ferro fundido (fofo): Material fundido de maior consumo no país e no mundo. Apresenta atributos não encontrados em nenhum outro material e também é um dos metais mais baratos que se dispõe. Os ferros fundidos são basicamente ligadas do sistema ternário Fe-C-Si contendo teores de carbono acima de 2%. Sua microestrutura pode apresentar parte do carbono sob a forma de grafita ou a de cementita (Fe3C). Em ambas as formas, os ferros fundidos apresentam ductilidade insuficiente para a operações de conformação mecânica. Deste modo, os componentes fabricados em ferros fundidos só podem ser obtidos pelos processos de fundição. Outra característica relevante nos ferros fundidos é a sua relativa facilidade de fusão, quando comprado aos aços com baixo teor de carbono.
Vantagens: Baixo ponto de fusão, apresenta contração baixa, Excelente usinabilidade, propriedade mecânica bem definidas. Os Ferros fundidos => Ligas de ferro, carbono (2,5 a 4,0%) e silício (1 a 3%)
Diagrama de equilíbrio Ferro Carbono
As transformações responsáveis pela formação dos constituintes das ligas ferro-carbono, onde os ferros fundidos se incluem, é estruturada e analisada, a partir do diagrama de equilíbrio ferro-carbono. O diagrama de fase a seguir não é um diagrama de equilíbrio completo, pois é representado somente até 6,7% de carbono, porque forma com o ferro o composto Fe3C que contém 6,67% de carbono. Ligas com mais de 4,0 a 4,5% de carbono, apresentam pouco ou nenhum interesse comercial, devido a alta dureza a fragilidade que elas apresentam. Esse diagrama não é um diagrama de equilíbrio verdadeiro, pois a cementita não é uma fase de equilíbrio. A grafita é mais estável que a cementita se decompõe, formando grafita. Em aços comuns essa decomposição nunca é observada, porque a nucleação de cementita no ferro supersaturado de carbono ocorre mais facilmente que a nucleação da grafita. O diagrama