Ferro fundido
FERRO FUNDIDO E SUAS APLICAÇÕES EM PEÇAS AUTOMOTIVAS
CAIO TAKAHA
SHI MAGNO
APLICAÇÃO DO FERRO FUNDIDO EM PEÇAS AUTOMOTIVAS
Introdução
O ferro fundido é o que chamamos de uma liga ternária. Isso quer dizer que ele é composto de três elementos: ferro, carbono e silício. Dependendo da quantidade de cada elemento e da maneira como o material é resfriado ou tratado termicamente, o ferro fundido pode ser:
• Cinzento;
• Maleável;
• Nodular.
Ferro Fundido Cinzento
O ferro fundido cinzento é o mais comum, devido às suas características como baixo custo (em geral é fabricado a partir de sucata); elevada usinabilidade, devida à presença de grafite livre em sua microestrutura Alta fluidez na fundição, permitindo a fundição de peças com paredes finas e complexas; e facilidade de fabricação, já que não exige equipamentos complexos para controle de fusão e solidificação.
Este tipo de material é utilizado em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, indústria automobilística, ferroviária, naval e outras. A presença de veios de grafite em sua microestrutura proporciona diversas características que tornam do ferro fundido cinzento quase que insubstituível na fabricação de carcaças de motores e bases de equipamentos.
Existem diversas classes de ferro fundido cinzento, com diferentes tipos, tamanhos e quantidades de grafite e diferentes tipos de matriz metálica (variações nos teores de perlita e ferrita). Podem ser submetidos a tratamentos térmicos para endurecimento localizado.
Ferro Fundido Nodular
O ferro fundido nodular é uma classe, onde o carbono permanece livre na matriz metálica, porém em forma esferoidal. Este formato da grafite faz com que a ductilidade seja maior, dando ao material características que o aproximam do aço. A presença dos nódulos de grafite mantém as características de boa usinabilidade e razoável estabilidade dimensional. Seu custo é maior quando comparado ao ferro fundido cinzento, devido às estreitas faixas de