Engenharia
JUSTIFICATIVA: Aplica se a primeira derivada a função do campo elétrico e iguala a zero (condição de Maximo). Por simplificação matemática chega-se ao resultado.
06- RESP.: (B);
JUSTIFICATIVA: Como X >> r, o raio do anel torna-se desprezível e por simplificação matemática chega-se ao resultado.
07- RESP.: (A);
JUSTIFICATIVA: Encontra-se a expressão do campo elétrico para um bastão carregado. A partir dessa equação, utilizando os valores fornecidos pelo exercício chega-se ao resultado.
08- RESP.: (E);
JUSTIFICATIVA: Substitui os valores do enunciado na expressão encontrada no exercício 07 e chega se ao resultado.
09- RESP.: (C);
JUSTIFICATIVA: Calcula-se a distancia de cada linha equipotencial e após calcula-se o delta r
10- RESP.: (A);
JUSTIFICATIVA: Calcula se o trabalho realizado a partir da definição da diferença de energia potencial elétrica. Como a carga desloca-se no sentido oposto, ao campo elétrico temos um trabalho positivo.
15-RESP.: (D);
JUSTIFICATIVA: Usando a equação fundamental da calorimetria mais a equação do calor latente e sabendo que em um sistema constituído de 2 ou mais corpos em temperaturas diferentes, estes corpos trocam calor buscando o equilíbrio térmico, como o sistema não troca calor com o ambiente a soma dos calores trocados é igual a zero. Montando-se o gráfico e substituindo os valores chega-se ao resultado.
16-RESP.: (A);
JUSTIFICATIVA: Como o exercício admite que sobrará massa de gelo então se deduz que a temperatura final é zero graus Celsius, restando calcular a massa restante do gelo. Para isso usa se a mesma formula do exercício 15, isso lhe dará a massa convertida em água, depois é só subtrair da massa total do gelo.
21-RESP.: (A);
JUSTIFICATIVA: Calcula-se o campo elétrico resultante em “A”, depois o campo elétrico resultante em “B” e por meio de F=q*E encontram-se as forças resultantes em “A e B”.
22-RESP.: (D);
JUSTIFICATIVA: Para encontrar a densidade linear é só