ferrero
De acordo com Cornero, um novo produto deve ser lançado a cada dois anos no Brasil. Essa será a estratégia para alcançar os mercados do Norte e Nordeste, que ainda não comercializam a maior parte do portfólio da empresa em virtude das altas temperaturas durante todo o ano, o que dificulta o transporte e a conservação de produtos.
A exceção fica por conta das pastilhas Tic-Tac e do Kinder Joy, lançado em 2007 já com características próprias para ser comercializado em todo o Brasil, independentemente das condições climáticas, pois o chocolate em questão possui embalagem de plástico e recheio derretido, o que não compromete a conservação, mesmo em locais com temperaturas elevadas. No mundo todo, a Ferrero possui hoje cerca de 60 produtos; no Brasil são treze. “Nosso objetivo é ter um portfólio em que o verão não seja um problema”, explicou Pietro Cornero. Segundo dados da ACNielsen (apud Gazeta Mercantil, 2008), a Ferrero possui atualmente 5,4% do mercado total de chocolates.
O bombom Ferrero Rocher é um dos líderes de vendas da empresa, como já informado. É relevante analisá-lo por intermédio do grupo de variáveis controláveis de marketing que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja do mercadoalvo, ou seja, por meio dos chamados quatro Ps de marketing: produto, promoção, praça e preço (Kotler e Armstrong, 1999).
O bombom Ferrero Rocher
Produto
Segundo Churchill e Peter (2005), alguns aspectos da estratégia de produto que podem afetar o comportamento de compra do consumidor