Ferramentas de sobrevivência e crescimento no mercado empresarial
RESUMO
Empreendedorismo não se tornou uma ciência, embora esteja entre as áreas em que mais se busca conhecer e desenvolver. Sabe- se, apenas que empreendedorismo é um fenômeno cultural, ou seja, é resultado de hábitos, práticas e valores pessoais.
Porem empreender é uma atitude mental que acarreta na motivação e a capacidade de um indivíduo, isolado ou em conjunto numa organização, para identificar uma oportunidade e para concretizá-lo com o objetivo de produzir um novo valor ou um resultado econômico.
Atualmente a educação profissional procura se ajustar às demandas de um mercado de trabalho e das inovações tecnológicas, visando proporcionar ao aluno acesso as novas tecnologias e o conhecimento de um determinado conjunto de habilidades e competências, do conhecimento científico e tecnológico, do saber fazer, de habilidades ou domínios operacionais, atitudes indispensáveis nas decisões.
O planejamento é um processo, um mix de tarefas que são realizadas para alcançar as metas e determinar os objetivos, dando uma base solida, buscando a melhoria para atingi-los. Desta forma, há uma concentração de esforços e utilização de recursos mais eficiente.
O planejamento estratégico significa ter uma visão ampla da organização em relação com o ambiente, em busca do futuro; é ver o todo antes das partes. Criar uma visão de futuro e os meios de alcançá-lo. Assim ver a importância de analisar o ambiente para definir a missão e escolher as estratégias a serem tomadas.
O planejamento serve de base para a preparação do plano de negócios e para a análise estratégica do inicio, ajudando a entender a situação atual e as melhorias alternativas ou como atingir os objetivos e as metas estipuladas.
Os principais itens que compõem planejamento estratégico são: 1. Identidade (visão, missão e valores); 2. Análise SWOT; 3. Objetivo estratégico; 4. Estratégia, tática e plano de ação.
Marca é e