Impacto no meio ambiente
Este trabalho é um procedimento de ensino-aprendizagem interdisciplinar que integra as disciplinas de Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente. Utiliza o método de pesquisas bibliográficas para basear os temas propostos, seguido de opiniões pessoais sobre cada assunto.
As atividades industriais geram resíduos líquidos e sólidos, de diferentes naturezas e quantidades que necessitam ser administrados adequadamente para não causar impactos ambientais inadequados e danos à saúde humana. Por muito tempo as práticas de descarte consistia em apenas lançar os resíduos o mais longe possível da fonte geradora sem haver preocupação com os efeitos causados por esta ação.
Cada dia mais vivemos em uma época onde a responsabilidade social e os conceitos de sustentabilidade e cuidado ao meio ambiente são imprescindíveis para que tenhamos uma relação de troca com a natureza. Em virtude das transformações que vivemos com o advento de efeitos que recebemos devido ao aquecimento global, por exemplo, faz se necessário estar atentos às formas de contribuir para que o planeta não entre em colapso total, nos devolvendo matéria prima para que consigamos evoluir como sociedade, nos fornecendo meios para que cresçamos como comunidade.
Notadamente, hoje, a credibilidade das empresas está diretamente ligada à sua participação no mercado como responsabilidade social e de meio ambiente, atraindo investidores e clientes.
Como as empresas estão trabalhando nesta temática é o que veremos neste ensaio, onde discutiremos as novas tecnologias de gestão disponíveis para se enfrentar os novos desafios que ora surgem, buscando o crescimento e desenvolvimento das empresas, porém, sem deixar de lado a responsabilidade com a sociedade como um todo.
Qual a contribuição real que as novas tecnologias podem nos trazer e qual a responsabilidade do direito empresarial neste sentido?
Para isso analisaremos um exemplo prático de uma empresa