impactos no meio ambiente
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Tecnico em Logistica
Aluno Julio Cezar Dalmagro
SÃO MTEUS , ES
2014
1 INTRODUÇÃO
Durante suas atividades e operações a indústria do petróleo produz efluentes líquidos, gasosos e resíduos sólidos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e a saúde publica. Através de leis e regulamentos elaborados por meio de consulta as pessoas envolvidas e levando em conta os padrões internacionais, os efeitos nocivos podem ter seus níveis reduzidos de forma aceitável. Poluentes em potencial podem ter menor importância quando forem devidamente tratados e adequadamente reciclados.
O petróleo sendo atualmente o recurso mais importante para geração de energia possui uma busca muito intensa. Onde existe petróleo existe também o interesse das nações em investir em pesquisas e explorações mesmo que isso venha possivelmente gerar impactos ambientais. O modo em que os recursos naturais são produzidos e consumidos, fundamentalmente baseados na lógica de consumo ilimitado, acaba gerando uma acelerada degradação do meio ambiente, como o esgotamento dos recursos ambientais e impactos como a rápida liberação do carbono fóssil para a atmosfera aumentando a temperatura do planeta.
A indústria petrolífera é potencialmente poluidora durante todo o seu processo que vai da extração, tanto em terra como no mar, até a utilização de seus derivados como a gasolina e o óleo diesel, passado pela sua atividade de refino. Entretanto, os dois principais focos de preocupação sobre a poluição causada pela indústria petrolífera são os que se referem ao vazamento de óleos nos ambientes marinhos e poluição do ar pela queima dos derivados de petróleo.
JUSTIFICATIVA
As atividades e operações realizadas na indústria do petróleo são eventos que podem afetar a segurança do meio ambiente e também a saúde