Mercosul
Países-membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela
Países associados: Bolívia (em processo de efetivação como país-membro), Chile, Colômbia, Equador e Peru.
Países observadores: México e Nova Zelândia.
O que é previsto?
O presente trabalho apresenta a evolução histórica do processo de integração desde a descoberta da América até o momento atual, finalizando com o surgimento do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Na seqüência, apresenta as variadas oportunidades que o processo traz aos participantes, principalmente as decorrentes do incremento comercial, proporcionado por um sensível aumento no volume das trocas de produtos entre os parceiros . Evidencia. Também, os aspectos que ameaçam o Mercosul, principalmente a ausência de participação da sociedade civil, ao ponto de o inviabilizar. Essa para fins desse trabalho, é considerada a maior ameaça. Em comparação, traz o exemplo europeu, no qual a sociedade civil participa cada vez mais das tomadas de decisões. Ao final, após exemplificar uma série de problemas, apresenta o que o Mercosul dispõe para possibilitar uma maior participação no processo, participação essa necessária para que ele avance até uma etapa posterior.
Relações com outros países:
Os cinco Estados Partes do MERCOSUL compartilham uma comunhão de valores que encontra expressão nas sociedades democráticas, pluralistas, defensoras das liberdades fundamentais, dos direitos humanos, da proteção do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, incluindo seu compromisso com a consolidação da democracia, a segurança jurídica, o combate à pobreza e o desenvolvimento econômico e social com eqüidade.
Com essa base fundamental de concordâncias, os sócios buscaram a ampliação das dimensões dos respectivos mercados nacionais, através da integração, a qual constitui uma condição fundamental para acelerar seus processos de desenvolvimento econômico com justiça social.
EMEFM. PROFº JOSÉ EZEQUIEL DE SOUZA
Trabalho