Sistema nervoso
As trocas que um ser vivo realiza com o meio conduzem a mudanças constantes nos seus componentes, contudo os seres vivos possuem mecanismos que equilibram as alterações induzidas pelo meio externo, para que exista uma consistência no meio interno. Esta consistência designa-se Homeostasia e traduz no equilíbrio dinâmico interno que repõem os valores assegurando que eles variam entre limites relativamente estreitos.
Quando a homeostasia é rompida, o sistema biológico entra num estado de degradação (doença). No sentido de evitar a perda de homeostasia, a atividade dos órgãos é controlada e regulada respondendo às alterações, quer do meio interno, quer do externo através de mecanismos de Feedback (retroalimentação).
Nos sistemas biológicos a regulação faz-se por Feedback negativo, este repõem os valores da situação inicial, ou mantem-nos. Existe também Feedback positivo que altera os valores do fator em questão. Nos animais os mecanismos de feedback, que garantem a manutenção da homeostasia, são assegurados pelo sistema nervoso e hormonal.
Sistema Nervoso
A unidade do sistema nervoso é o neurónio, estes conseguem detetar pequenas alterações do meio e em resposta a estas variações, verifica-se uma alteração elétrica que percorre a membrana, estas alterações elétricas constituem o impulso nervoso.
Imagem da estrutura do neurónio
O axónio é coberto por uma bainha isolante de mielina (para a proteção e para que o impulso ocorra mais rapidamente e não se perca). O conjunto do axónio e da bainha de mielina que o envolve designa-se fibra nervosa. As fibras nervosas reunidas em feixes